domingo, 18 de setembro de 2011

Crescimento na vida Cristã





Pré-adolescentes - lição 12 
3º trimestre de 2011

Nossa vida espiritual é composta por fases. É como se estivéssemos em uma escada onde subir, descer ou permanecer fosse uma escolha nossa. Subimos quando evoluímos em nossa oração e intimidade com Deus, estagnamos na medida em que decidimos não evoluir na fé, voltamos quando nos afastamos do Pai.
Parece loucura pensarmos em dedicar mais tempo à Deus, quando tudo nos consome. Mas olhemos para nós mesmos. Muitas maravilhas tem nos acontecido, mas Deus quer mais de nós! Todo louvor e adoração é pouco diante das bênçãos que se derramam sobre nossas vidas!

Pergunta: O que é crescimento espiritual?

Resposta:
Crescimento espiritual é o processo pelo qual nos tornamos mais e mais como Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Jesus, o Espírito Santo inicia o processo a fim de que nos tornemos mais parecidos com Jesus, fazendo com que tomemos Sua forma, nos “conformemos” à Sua imagem. O crescimento espiritual é talvez descrito da melhor forma em II Pedro 1:3-8, que nos diz que pelo poder de Deus Ele “...nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Em Gálatas 5:19-23 encontramos duas listas. Gálatas 5:19-21 lista as “obras da carne”. Estas são as coisas com as quais nossas vidas se identificavam antes de confiarmos em Cristo para a salvação. As obras da carne são as atividades que devemos confessar, delas nos arrepender, e, com a ajuda de Deus, superar. Conforme experimentamos crescimento espiritual, cada vez menos as “obras da carne” estarão evidentes em nossas vidas. A segunda lista diz respeito ao “fruto do Espírito” (Gálatas 5:22-23). Com isto nossas vidas devem se identificar agora que experimentamos a salvação em Jesus Cristo. O crescimento espiritual se identifica pelo “fruto do Espírito” se tornando mais e mais evidente na vida de um crente.

Quando ocorre a transformação da salvação, começa o crescimento espiritual. O Santo Espírito vem habitar em nós (João 14:16-17). Somos novas criaturas em Cristo (II Coríntios 5:17). A velha natureza é substituída por uma nova (Romanos capítulos 6 e 7). O crescimento espiritual é um processo que ocorre durante toda a vida, conforme estudamos e aplicamos a Palavra de Deus (II Timóteo 3:16-17), e andamos segundo o Espírito (Gálatas 5:16-26). Conforme buscamos o crescimento espiritual, podemos orar a Deus, pedindo a Ele por sabedoria nas áreas onde Ele deseja que nós cresçamos espiritualmente. Podemos pedir a Deus eu nos ajude a aumentar nossa fé e conhecimento sobre Ele. Deus deseja que nós cresçamos espiritualmente. Deus nos deu tudo do que precisamos para experimentar crescimento espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos vencer o pecado mais e mais, e firmemente nos tornarmos mais e mais como nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Vale a pena buscar o crescimento espiritual e participar de todo este processo de amadurecimento cristão, mesmo que haja percalços e pressão do diabo. Seja firme, constante e abundante na obra do Senhor. Almeje ser a cada dia um crente melhor. Se cair, saiba que Deus irá levantá-lo, sustentá-lo e elevá-lo a patamares superiores.

 Mas lembre-se de que Deus não nos dá algo porque acha que somos mais bonitos ou educados do que outros irmãos. Existem níveis, etapas, que eu e você temos de esforçar-nos para alcançá-los. Vamos, então, crescer para que o nome do Altíssimo seja louvado e engrandecido em nossa vida e por meio dela. É tempo de crescer! Receba esta palavra e que o Senhor o abençoe e o faça prosperar em todas as áreas!










O primeiro degrau: FÉ

Para entendermos bem como ocorre a subida para o primeiro degrau, vamos analisar a passagem onde ocorre a conversão do carcereiro de Filipos na ocasião daquele famoso terremoto que abalou a prisão onde estavam Paulo e Silas:

“Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos.
Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?
Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa.
Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus”
(At 16.27-34)

O que aconteceu ao carcereiro de Filipos e a toda a sua família foi exatamente subir o primeiro degrau da maturidade cristã: crer em Jesus e ser batizado (confirmado na fé). Todos começam por aqui, e é impossível alguém crescer espiritualmente sem passar por aqui: crer em Jesus e ser batizado.


Ciência e conhecimento

Agora, na condição de filho de Deus, por que ainda é preciso ler a bíblia? No que você precisa crescer, se já és participante da natureza de Deus e herdeiro de Deus?

Pedro disse: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém" (II Pedro 3: 18).

Sabemos que a graça de Deus foi revelada através do evangelho de Cristo "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2: 11). Ou seja, o cristão precisa crescer em conhecer aquele que lhe trouxe salvação, pois é o conhecimento de Deus que trouxe graça (salvação) e paz que excede a todo entendimento "Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor" (II Pedro 1: 2); "E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3: 19).

Quanto mais o cristão conhece o amar de Deus a paz lhe é multiplicada. Somente através da Escritura (bíblia) é possível ao cristão compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade (dimensão) do amor de Cristo, que o faz obter a plenitude de Deus.

Ler a bíblia não faz o cristão 'crescer' espiritualmente, antes faz  o homem espiritual crescer no conhecimento. O alimento de Deus é que dá vida ao homem (pão e a água viva), mas o que faz o homem crescer no conhecimento é o leite racional, proveniente do conhecimento da bíblia.



Temperança

é a capacidade de governar nossos próprios desejos. Diferente da pessoa que anda na carne, como um escravo de paixões pecaminosas, o servo do Senhor deve mostrar o domínio próprio (2 Pedro 1:6). Esta característica nos capacita a negar nossos desejos carnais. A pessoa que aprende a se dominar é capaz de vencer os vícios e maus hábitos que governam as vidas de muitas pessoas que continuam a andar na carne.

Virtude que modera os desejos, as paixões.
Sobriedade no consumo de alimentos e bebidas.


Paciência  

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12.12).

Paciência e perseverança são virtudes cristãs imprescindíveis aos que aguardam a volta de Cristo.


Piedade

A Palavra de Deus, em I Tm 4:8, diz que:

O exercício físico, Para  pouco é proveitoso, Mas a piedade, Para tudo é proveitosa,

Porque tem a promessa da vida que agora é  e da que há de ser.”


Fraternidade- Atos 2.42-47

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

 43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

 46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

 47 - louvando a DEUS e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Amor

Jo 13.34 Novo mandamento vos dou: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei a vós, assim também deveis amar uns aos outros.

Jo 15.12 O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Jo 15.17 Isto vos ordeno: Amai-vos uns aos outros.

Rm 12:10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
1Pe 1.22 Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros de coração

Nenhum comentário: