terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Apostila para Treinamento de Líderes Infantis

“As crianças devem receber uma atenção especial, pois são o futuro de nossas igrejas, não só das igrejas como de uma sociedade inteira”.A maioria das pessoas conhece esta afirmativa e concorda com ela, no entanto ela não é vivida nas Igrejas em geral. O que é presenciado muitas vezes é o descaso e falta de responsabilidade com que o ministério infantil é tratado. Onde não há descaso e irresponsabilidade há falta de preparo e de recursos para que uma educação infantil de qualidade seja realizada. Tal afirmativa pode trazer um efeito negativo que é o deixarmos para depois um trabalho mais sério, especialmente no que tange ao trabalho voltado para as crianças.O que fazer para mudar este cenário? Como podemos tratar e educar nossas crianças como devem ser educadas?Noção de Ministério:O primeiro obstáculo que deve ser derrubado quando falamos ministério infantil é entendê-lo como tal, ou seja, como ministério.Atos 6.2-6 nos mostra que os discípulos foram escolhidos por Deus para um ministério, os diáconos por sua vez também foram escolhidos por Deus, no entanto para um ministério diferente dos discípulos. Em Efésios 4.11-12, Paulo mostra que uns foram chamados para apóstolos, outros para profetas, ensino etc. Enfim todos temos um chamado para um mistério específico e temos que encará-lo como tal.Este é o ponto de partida, pois se você não é chamada (o) para este ministério então não pode realizá-lo plenamente.Pensando assim algumas coisas são esperadas das pessoas que são chamadas: *As pessoas que são chamadas buscam orientação de Deus para seu ministério.*As pessoas que são chamadas buscam dar o exemplo (se tornar padrão).*As pessoas chamadas são submissas e dispostas a trabalhar*As pessoas que são chamadas dão seu máximo.Como Trabalhar no Ministério InfantilHá muitas pessoas que entendem que para trabalhar com crianças é preciso ser engraçado, palhaço mesmo. Entretanto a maioria das crianças não gosta de ser tratada dessa forma. Nos dias de hoje, criança não é mais tão criança assim. Basta olharmos o tipo de programação infantil que há na televisão, os desenhos, as músicas. A criança tem amadurecido com muita rapidez.Ao estar á frente de um grupo infantil você deve entrar sério, falando sério, mas com carinho, você vai conquistar os pequeninos. A criança gosta de um adulto não porque ele é palhaço, mas porque ele lhe dá atenção e a respeita. Se você souber mostrar que é o líder, poderá usar essa autoridade ao longo do seu trabalho. Haverá momentos em que você precisará dar aquela olhada séria para um ou outro, e se não tiver autoridade, as crianças poderão até encarar você.Fazemos com entusiasmo aquilo que gostamos. Para trabalhar no ministério infantil o entusiasmo é muito importante, pois sem ele não conseguiremos acompanhar o ritmo “exaustivo” que o ministério nos pede.Aqueles que não têm chamado para o ministério infantil dificilmente conseguiram manter-se entusiasmados frente às dificuldades e não agüentaram este ritmo “exaustivo”, assim vindo a desistir ou realizar o trabalho de forma mecânica, “empurrando com a barriga”. Organizando o Ministério InfantilPara dar início à organização do trabalho com as crianças é de fundamental importância, um período dedicado à oração. O segundo passo é
verificar as condições e possibilidades para, então, elaborar um programa. Para tanto, é importante:1. Analisar o grupo de professores que está disponível, qual a sua experiência e se estão motivados. 2. Identificar as expectativas do grupo em relação às atividades a serem desenvolvidas.3. Incluir todo o grupo nas atividades de planejamento. Se você planejar sozinho, vai acabar executando sozinho. Estimule a participação do grupo todo.4. Distribuir as tarefas a serem realizadas pelo grupo, de acordo com as habilidades e possibilidades de cada um. 5. Avaliar a faixa etária das crianças que participam do Grupo Infantil.6. Na medida do possível, organizar as crianças em classes por faixa etária.7. Avaliar a capacitação e disposição do grupo, para definir as atividades que serão realizadas, de acordo com as faixas etárias.

TRABALHANDO COM O BERÇÁRIO - CRIANÇAS ATÉ 02 ANOS




NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DO BEBÊ



1- FÍSICA E MENTAL: - Se o obreiro ou os pais atendem ao bebê nas suas necessidades básicas, alimentação, higiene, sono em dia e ambiente calmo, não havendo nenhuma anormalidade, o bebê estará calmo e receptível a aprendizagem dos ensinamentos bíblicos.

Quando o bebê aprende? Todo o tempo. Todas as coisas são novas para ele. O seu índice de aprendizagem é muito alto. Portanto, é necessário que o obreiro esteja atento, pois o bebê aprende andando, caindo, tocando, pondo coisas na boca, olhando, brincando, brigando, etc...

O ambiente preparado para o nenê deve fornecer motivação apropriada para o ensinamento das verdades bíblicas, sem contudo saturá-lo de visualização ou de equipamentos. Além disso, é necessário observar se o ambiente lhe é familiar, se é calmo, limpo, os berços estão limpos e arrumados, os brinquedos lavados, a mesa de trocar fraldas limpa e arrumada, o material de evangelismo pronto e organizado, os obreiros vestidos apropriadamente e preparados emocional e espiritualmente para realização do trabalho.

2-SOCIAL EMOCIONAL: - Esta é a fase de maior sensibilidade da vida humana. Por isto, o bebê facilmente, perceberá as emoções dos adultos e reagirá a elas. Em classe, o obreiro receberá crianças com reações diferentes aos seus ensinamentos ou atividades da classe, pois, cada um tem personalidade própria e traz, de casa, uma bagagem diferente. Porém, o obreiro deve ser sempre bondoso e usar voz suave para expressar pensamentos bíblicos, ou mesmo para expressar seu desagrado pela atitude da criança. Jamais deve demonstrar ira ou levantar a voz na conversa com o bebê. Os cânticos, também, devem ser calmos e entoados bem baixinho. O ambiente calmo e saudável trará tranqüilidade e confiança para o bebê; proporcionando assim, maior aprendizagem dos valores bíblicos.

3-ESPIRITUAL: Os bebês ainda não entendem abstração. As verdades bíblicas são aprendidas mais pela atitude do adulto do que por palavras. Por isso o obreiro ao trabalhar com o bebê deverá estar consciente que a aprendizagem dos valores bíblicos será transmitida através de suas atitudes, do convívio e das experiências em classe ou no dia-a-dia. O bebê perceberá a sua experiência com Deus e aprenderá através dela sobre amor, paciência, perdão, comportamento cristão, obediência à Palavra, etc.

CONCLUSÃO:

O bebê absorve do obreiro:

· os seus sentimentos, mesmo quando o obreiro não percebe;

· os seus valores;

· o seu amor por Jesus;

· a sua intimidade com Deus;

· o seu amor pela Bíblia;

· o seu amor pelo próximo e a maneira de tratá-lo;

· a sua maneira de falar; etc.

OBJETIVO DO TRABALHO: Alcançar o bebê com o tríplice alvo da Educação Cristã, seja: Ganhar almas, promover o crescimento cristão e preparar obreiros.

OBS.: Os resultados dos objetivos não serão vistos de imediato, pois, este é um trabalho à ser realizado com resultados para longo prazo. No futuro serão colhidos os frutos plantados nesta idade tão tenra.

A LIÇÃO:


O obreiro poderá trabalhará, livremente, buscando transmitir ensinamentos bíblicos e comportamento cristão, de acordo com as oportunidades surgidas em classe, com cada criança. É necessário aproveitar a motivação do bebê, pois caso não esteja interessado no material ou na situação, é melhor mudar de atividade.

Na classe o obreiro disporá de um espelho para levar o bebê a mirar-se, dizendo Deus ama, ou Jesus ama a .... (falar o nome do bebê). Poderá ainda, a cada dia, associar à esta atividade ou outra qualquer, informações sobre Deus e Jesus.

As músicas deverão complementar o ensinamento bíblico e serem usadas todo o tempo de classe, se possível, sempre entoando-as baixinho, com voz suave.

O bebê deverá ouvir o obreiro orar, espontaneamente, exemplo: Mostre uma flor e fale: Obrigado, Deus, pela flor.

Para esta idade a brincadeira é uma ótima condutora de aprendizagem. Portanto, brincar de faz-de-conta pode ser usado pelo obreiro para trabalhar muitas lições bíblicas. Para isto poderá usar bonecos de tecido ou mesmo de plástico, ou ainda outro material que não ofereça perigo. Além disso o obreiro poderá repetir versículos bíblicos pequenos como: “O Senhor é meu pastor”, e outros, sem contudo, exigir esforço algum, para memorização.

Os livros de tecido e os cartonados poderão ser muito úteis para lições bíblicas ou morais. Assim como, animais e flores, artificiais, e materiais diversos que representem a criação, para falar sobre o Criador. O obreiro deverá evitar trabalho grupal. A evangelização para esta faixa etária deve ser feita individualmente. Use a criatividade dada por Deus para promover situações diversas onde os bebês possam aprender verdades e fatos bíblicos. Use, ainda, o livro de cores sem palavras, como sugerido pela APEC, para introduzir o bebê ao plano de salvação. É claro que os primeiros contatos do bebê com o livro, deverá ser apenas para ensiná-lo cores, e mais tarde, lentamente, conduzi-lo ao plano de Salvação. Sugerimos as músicas de “Perfeito Louvor” de Romilda Moreira para esta faixa etária:

O OBREIRO – Este é o mais importante no trabalho com o bebê. O criança nesta faixa etária é muito sensível e aprende mais através das pessoas, do seu exemplo e atitudes, do que de palavras. O obreiro transmite ao bebê seus sentimentos, idéias e atitudes. Por este motivo, o trabalho com esta faixa etária tem que ser realizado com muito cuidado, amor, preparo intelectual, social e espiritual. É necessário que as pessoas escolhidas para o trabalho deste grupo etário sejam: calmas, pacientes, amorosas, criativas, flexíveis, que tenham vida cristã exemplar, que amem as crianças, e que sejam emocionalmente equilibradas.

BASE DO PROJETO: O trabalho de evangelização com o bebê deverá ser feito com base em suas características mentais e emocionais. Por isto os pais têm a preferência para o trabalho. Pois, quem conhece mais o bebê do que os pais?

ESTRATÉGIA: Os pais estarão trabalhando a sua criança em casa com o mesmo programa usado na igreja, para que ao chegar na igreja a criança reconheça o programa e receba-o bem, mesmo que seja apresentado por outras pessoas.

OBS.: O Departamento Infantil deverá fornecer aos obreiros todo material necessário para a realização do trabalho, seja informação sobre psicologia infantil ou material didático.

SISTEMA DE TRABALHO:

Para cada classe, cada domingo, haverá dois obreiros trabalhando. A preferência deverá ser para os casais que sejam pais dos bebês atendidos pela classe. Podendo também serem duas mães. Os obreiros receberão a escala de trabalho com bastante antecedência, para que tenham tempo de preparar-se intelectual, emocional e espiritualmente. A quantidade ideal de obreiros para este grupo etário é de um adulto para cada duas crianças. Esta escala pode ser encontrada na seção fomulários, nº 3.

MATERIAL E MOBILIÁRIO NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

Berços.

Lençóis e fronhas.

Mesa de trocar fraldas.

Avental e chinelos (para os obreiros).

1 acolchoado para o chão.

1 cercado para bebês.

Família pequena (bonecos de tecido para vivenciar a família do bebê ou família bíblica, ou mais lições).

Livros de tecido (diversos) – Sobre a Bíblia ou com lições apropriadas para a faixa etária.

Livros de cores (para evangelização) – Com plano da Salvação.

Um espelho grande (apropriado para bebê – inquebrável).

Flores de tecido.

Animais de brinquedo.

Alguns brinquedos educativos (apropriados).

Visuais diversos (apropriados).


OBS. 1: Apesar de ter berços e ser chamada de berçário, esta é uma classe de Evangelismo Infantil, e não apenas um lugar onde os bebês podem dormir.

OBS. 2: Este programa poderá ser usado para a EBD e no Culto à noite, pois crianças nesta faixa gostam do que já conhecem.

SUGESTÕES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO BERÇÁRIO

1. Para os bebês que apresentarem dificuldades de adaptação, os pais deverão permanecer no berçário por alguns domingos, seguidos. Poderão fazê-lo alternadamente, sendo um domingo a mamãe, e outro o papai. A presença dos pais é necessária para que o bebê os veja e não se sinta abandonado, até que conheça o ambiente, os obreiros e os coleguinhas. Contudo, os pais não poderão conversar entre si, e nem ajudarem os obreiros escalados na sua tarefa. Com isto, permitirão aos obreiros ganharem confiança e amizade dos bebês.

2. Não deverão permanecer no berçário, o bebês que estejam chorando, seguidamente. O obreiro deverá pesquisar as possíveis causas e tentar resolvê-las. O bebê poderá estar com fome, molhado, sujo, assustado ou até com dor. No entanto, contagiará toda a classe com seu barulho, levando todos a chorar. Para resolver este problema, após tentar atender o bebê, o obreiro deverá afastá-lo do berçário por algum tempo, na tentativa de acalmá-lo, ou então devolvê-lo para os pais, que poderão ficar na classe, como esclarece o item anterior, ou permanecer no templo com a sua criança. Não podemos transformar o berçário numa prisão, onde os bebês são obrigados à estar, mesmos que tenham dificuldades, somente para que os pais possam estar liberados no templo.

3. Para os pais escalados que tiverem dificuldades de estar presentes na data marcada, deverão avisar com antecedência a direção. Porém, antes, poderão fazer contado com outros pais, obreiros, trocando com eles a sua data.

4. Periodicamente haverá reunião com o corpo de obreiros, para avaliação do trabalho realizado e levantamento de sugestões e intercâmbio de procedimentos dos obreiros.


Enviado ao Grupo Dominicalnet pela irmã Nila Castanheira - USA

RETIRADO DO SITE: www.escoladominical.net

Idéias para decoração (Berçário)





Painel