quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Criando Filhos Pré-Adolescentes Cristãos num Mundo Prematuramente Adulto e Sem Deus



Apesar de ser uma missão muito difícil, ela não é impossível. Nossa cultura nos leva a ter que ajudar nossos filhos a lidarem prematuramente com questões sobre sexualidade, drogas e violência. Nosso papel como pais é de dar aos nossos filhos instrumentos e ferramentas para viverem como cristãos num mundo sem Deus.
No que se refere à sexualidade, queremos que nossos filhos entendam e assimilem a visão de Deus sobre sexo e sexualidade. E para que isso aconteça, nós temos que ser a primeira e a principal fonte de informações sobre sexo para eles. Entretanto esse pode ser um assunto difícil e embaraçoso para tratarmos com eles. Mas temos que encarar isso como parte importante no nosso papel de pais cristãos. Por isso preparamos algumas dicas para ajudar você:  

1) Fica mais fácil tratar de assuntos “complicados” com seu filho, se você já tiver estabelecido uma boa comunicação com ele nos assuntos mais simples. O tempo que gastamos construindo um bom relacionamento e um bom canal de comunicação com nossos filhos nas questões mais corriqueiras vão contribuir muito para que possamos abordar assuntos como a sexualidade.

         Isso implica em sermos realmente presentes na vida de nossos filhos. A máxima de que o que importa é a qualidade de tempo que dedicamos aos nossos filhos e não a quantidade de tempo não é exatamente uma realidade. Construir um relacionamento de intimidade e confiança leva tempo e não acontece apenas com momentos esporádicos.

2) Não se preocupe em dar informações sobre sexualidade cedo demais. Muitos pais têm medo de falar sobre sexualidade na pré-adolescência porque acham que isso vai despertar nos filhos interesse em um assunto para o qual eles não estão preparados. Infelizmente a realidade é que hoje, quando nossos filhos chegam na pré-adolescência, eles já tem muitas idéias sobre a sexualidade porque estão sendo constantemente bombardeados por esse tema pela TV, Internet, filmes, amigos, etc. E geralmente as idéias que são passadas por esses meios de comunicação são erradas e distorcidas. Eles precisam ouvir de nós a verdade de Deus sobre a sexualidade.

         Além disso, é preciso lembrar que dificilmente eles tomarão a iniciativa de vir nos perguntar sobre assunto “tabu”, principalmente quando chegam na pré-adolescência. Precisamos ter sabedoria e coragem para levantar o assunto com eles.   

3) Viva o que você ensina. Os filhos aprendem muito sobre amor e sexualidade observando como seus pais interagem nesses aspectos do relacionamento. Eles vão entender que demonstrações de afeto físico é uma forma natural das pessoas casadas demonstrarem seu amor um pelo outro. Isso vai criar neles um senso interior de que a alegria da intimidade física entre um homem e uma mulher é alcançada dentro do casamento. Nossas ações, valores e crenças têm uma grande influência na vida e no amadurecimento dos nossos filhos.

4) Seja acessível às perguntas e dúvidas. É normal sentirmos um certo desconforto ao conversamos com nossos pré-adolescentes sobre sexo e sexualidade, mas é nossa função como pais ajudar os nossos filhos a serem adultos sexualmente saudáveis. Podemos conversar com outros pais cristãos, com pastores, com os líderes de seus filhos na igreja. Participar de cursos ou palestras sobre isso ou ler livros relativos a sexualidade pode ajudar bastante a tornar essas conversas com seu filho mais fáceis.

         É importante que seus filhos sintam que podem contar com vocês quando tiverem uma dúvida ou problema quanto à sexualidade. Não demonstre estar escandalizado ou bravo mesmo quando eles lhes fizerem perguntas difíceis ou contarem casos de arrepiar os cabelos. Se eles pensarem que você vai fugir do assunto ou sempre dar uma bronca ou sermão quando o assunto é sexo, você será a última pessoa que eles vão procurar para falar do assunto. Eles precisam ter a certeza de encontrar em você um porto seguro, uma fonte de força e ajuda quando tiverem dúvidas ou problemas. Mesmo quando eles estiverem agindo errado, eles precisam se sentir seguros de compartilhar o erro com você. Isso não quer dizer que você vai “passar a mão sobre a cabeça dele” ou minimizar as coisas erradas, mas sim que você vai corrigi-lo em amor e sempre visando a restauração dele.   

5) Esteja atento aos momentos informais para ensiná-los sobre sexo e sexualidade. Feliz ou infelizmente a cultura na qual vivemos proporciona inúmeros momentos informais para que conversemos sobre sexo e sexualidade com eles. Por isso procure criar um ambiente seguro onde vocês possam conversar informalmente sobre o assunto.

Geralmente as crianças têm muitas perguntas sobre sexo, mas quando eles chegam na pré-adolescência, eles se retraem e eles não perguntam quase nada. Por isso a iniciativa provavelmente vai ter que ser sua. Um bom começo é discutir as novelas, filmes, programas de TV e revistas com eles. Você também pode conversar sobre casos próximos a eles, coisas que estão acontecendo com amigos, parentes ou conhecidos.
Especialistas estão convencidos de que conversar com seus filhos sobre sexualidade e sexo é uma das melhores maneiras que você tem para protegê-los das informações erradas e pressões negativas que eles vão sofrer no mundo de hoje.

6) Não transforme as conversas sobre sexo e sexualidade em sermões. espaço para que seus filhos falem, pois assim eles se sentirão seguros e você terá idéia do quanto eles sabem ou não do assunto. À partir disso, você pode começar a conversa. Mas evite a todo custo iniciar um sermão de 3 pontos sobre os males do sexo pois isso pode irritá-los e afastá-los. Fale com verdade e paixão sobre os maravilhosos planos de Deus para o sexo ao invés de apontar apenas os pontos negativos e levar seus filhos a simplesmente “se desligarem” do assunto.

7) Volte o foco da conversa para as Escrituras.É importante deixar bem claro para eles que nossa sexualidade é um presente de Deus e por isso precisa ser tratada com muito cuidado. Precisamos ensiná-los a separar o que há de bom na criação das distorções ruins que o pecado e o homem trouxeram.
Você precisa ajudar seus filhos a entenderem que os planos de Deus para o sexo são para que ele seja usado de forma sábia e para o nosso bem. Há vários versículos que falam do sexo como presente de Deus para nós: Gn 1:26-28; Cantares de Salomão; Pv 6:20-35; Pv 7:1-27; Mt 5:27-30; Mc 7:18-23; 1 Co 6:12-20; Gl 5:16-21; Ef 5:3; Cl 3:5-9; 1 Ts 4:3-8.  Há outros que falam da imoralidade sexual e tentação: Gn 19:1-38; Gn 34:1-31; Gn 39:1-22; Js 6:15-25; 2 Sm 11:2-12:23; 2 Sm 13:1-22; 1 Rs 11:1-13; 1 Co 6:9-11.
Procure ler a Bíblia com seus filhos, abordando esses assuntos de uma maneira informal e gostosa. Também gaste tempo orando com seus filhos e por eles para que eles possam entender os planos de Deus para o sexo e possam enfrentar os desafios e as tentações cada vez maiores que eles enfrentarão.
Falar sobre sexo e sexualidade com seus filhos talvez seja uma das mais importantes conversas que você pode ter com eles nos dias de hoje. Essas conversas precisam começar cada vez mais cedo e duram por anos e anos. Vivemos num mundo totalmente enganado sobre a natureza do sexo e sobre nossos papéis como seres sexuais criados por Deus. Mas a mensagem de Deus é muito clara: Deus criou o sexo e por isso ele é bom se for usado da maneira que Deus planejou. 

Ana Lucia Bedicks


Fonte: http://www.ibmorumbi.org.br/epa/view_printer.asp?ID=427

Lição 3: Jesus Morreu por mim.

MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ ADOLESCENTES NA EBD.


Textos Bíblicos:
Isaías 53:3-5

3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Romanos 3:23
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 5:7-8

7 Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.
8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Objetivos:
  • Descrever o motivo da morte de Jesus.
  • Mencionar a importância do sacrifício de Jesus.
Versículo para memorizar:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:

Boa Aula!

Lição 4: Novo Caminho para Deus.


PRÉ ADOLESCENTES
 
Jesus é o caminho certo, o único, para uma vida plena de paz, amor, prosperidade, salvação..... e tudo de bom! Servir a Jesus não é somente falar que o serve, seguir a Jesus necessita renuncia, pois Deus é Santo e quer que sejamos como Ele é. Renunciar, para quem tem um encontro verdadeiro com Jesus, é maravilhoso! Deixamos o que desagrada a Deus e recebemos como recompensa o que todos os homens desejam e correm atrás, a Felicidade.
Quer ser feliz? quer ser realizado em todos os aspectos da sua vida? Quer ser salvo?
Se a resposta for sim, aceite Jesus como o Senhor da sua vida, busque conhecê-lo mais por meio da oração e da leitura da Bíblia, deixe de praticar coisas que prejudicam a sua vida e te afastam de Deus. Seja forte! Seja Filho de Deus! Diga não ao pecado!

Texto Bíblico:Lucas 19:1-9.
E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Objetivos:
  • Reconhecer a necessidade de renunciar tudo que impede a comunhão com Deus;
  • Saber que Deus ama  a todos os homens da mesma forma, independente de seu histórico de vida.
Versículo visualizado: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim." João 14.6.
Fiz dois modelos escolha o que mais gostar, ou use os dois.



Palavra do dia: Renuncia.

Lembrancinhas:
Boa aula!!

Lição 06: A fé que nos salva

Pré Adolescentes 


Texto Bíblico: Marcos 5:25-34
25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,
26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,
27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;
28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.
29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.
30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?
31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?
32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera.
33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.
34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.



Objetivos:


  • Explicar o conceito de fé cristã capaz de restaurar o homem de pecados e doenças.
  • Agradecer a Deus pelo bom relacionamento que o cristão alcançou através da fé salvadora.


Versículo para memorizar: " agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5.1
Palavra do Dia:
Lembrancinhas:

Boa aula!

Lição 07: Nova Criatura


 PRÉ-ADOLESCENTES
 
Texto Bíblico: João 3:1-7.
1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

Objetivos:
  • Expressar as muitas mudanças que ocorrem após o Novo nascimento.
  • Reconhecer que todo homem necessita nascer de novo.
Versículo para Memorizar: "Ele nos gerou de novo para uma vida de esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo." 1 Pedro 1:3.

 Palavra do dia: Liberdade.
 Lembrancinhas:
Cada Pessoa rseponde aos acontecimentos da vida de modo diferente. Um pode externar muita felicidade, com o semblante alegre, quando na verdade pode estar triste. Por outro lado, outros podem estar metidos em situações que provocam tristeza, mas dentro de si, sentir profunda paz.
A alegria é uma resposta da vida, depende de nós e de nossas convicções. No Salmo 6:11 Davi escreveu: "Em tua presença há plenitude de alegria". Davi se referia a presença de Deus. Quando somos novas criaturas, temos comunhão com Jesus e podemos sentir essa alegria.
Esse contentamento deve ser a marca de um cristão nascido de novo, pois é a alegria da salvação que faz refletir a presença de Cristo em nossa vida. Esteja alegre pelo milagre de nascer para Deus e libertar-se do pecado. (1 Pedro1:23; Rm 6:18,22). (Revista do mestre 3 da classe de pré-adolescentes, p.46)

BOA AULA!!!

http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com/2011/08/licao-07-nova-criatura.html
 

Lição 8: Ele pagou a minha dívida

PRÉ-ADOLESCENTES

Texto bíblico:Romanos3:22-26 e 5:10


Objetivos:

  • Entender que Jesus cumpriu a vontade do Pai quitando a dívida que o homem tinha para com Deus.
  • Julgar a necessidade de evangelizar os não-crentes.
Versículo para memorizar: Esse versículo é para ser usado em quadros de pregas, para isto você deve imprimir e colar em cartolina  guache, não esquecendo de deixar o espaço que ficara no quadro de pregas(3 cm). você deve pedir para que os alunos coloquem o versículo na ordem correta. Caso não tenha, ainda, um quadro de pregas, você pode espalhar as palavras pelo quadro branco, colando com fita adesiva. 






Palavra do dia:

Lembrancinhas:

                                                          
BOA AULA!

PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD



PRÉ-ADOLESCENTES
Texto bíblico: 1 Coríntios 13:4-13

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Objetivos:

  • Descrever os muitos benefícios oferecidos por Cristo quando realizou a nossa salvação.
  • Reconhecer que temos a obrigação de anunciar a salvação.
Versículo para memorizar: "Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir  e dar a sua vida para salvar muita gente.”
Mateus 20:28



Palavra do dia: Resgate.

Lembrancinhas:
 BOA AULA!!!


A lição 9 tem como titulo “Os benefícios da Salvação” porém o comentário da revista está insuficiente, pois apenas faz menção do amor.
É evidente que este beneficio é um dos mais importantes, mas para a classe de adolescentes é interessante dar outros exemplos; pois eles estão se firmando na fé e precisam estar ciente destes benefícios, para que assim a sua fé seja aperfeiçoada.
Por esta razão achei por bem, fazer menção de outros benefícios, sem esquecer do amor.

PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD
3º Trimestre de 2011
Tema: O Plano da Salvação
Comentarista: Dâmaris Ferreira da Costa

LIÇÃO 9 – OS BENEFÍCIOS DA SALVAÇÃO

 I- Os benefícios da Salvação

Certa ocasião um dos discípulos de Jesus lhe perguntou o que eles receberiam visto terem abandonado tudo para seguir a Cristo?  
E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. 
E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou
   pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo Reino de Deus, e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade vindoura, a vida eterna (Lc 18.28-30).
Em outras palavras o Senhor lhe afirmou que eles seriam recompensados, o que condiz com um outro episódio a qual o Senhor ordenou “buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, as demais coisas lhe seriam acrescentadas” estas “demais coisas” podemos concluir como sendo as recompensas que receberiam pela obediência.
A Bíblia afirma que Deus recompensa aqueles que o buscam, (Hb 11.16)
Assim vemos que a Salvação traz benefícios além da própria salvação da Alma.
Quando vemos no dicionário o significado da palavra beneficio entendemos melhor:
Beneficio significa: Fazer benefício a; favorecer, melhorar; reparar, consertar:
É exatamente isto que a Salvação traz a vida do homem pecador, ela é totalmente melhorada, passa por uma transformação total.
Os benefícios são tanto imediatos como futuros, o novo nascimento; o ser uma nova criatura em Cristo; ter uma nova vida são benefícios imediatos, mas ainda há aqueles que são adquiridos durante essa nova vida, e os benefícios futuros.

II- O beneficio do Amor
Como mencionei acima este é um dos mais importante benefícios da salvação, o que podemos dizer que é a força vital do cristão “o amor” alias o que o apostolo Paulo menciona no texto em estudo desta lição; Paulo afirma que mesmo que distribuirmos toda a nossa riqueza, sem amor, nada valeria.
  
Porém este amor, não é o amor humano, o amor humano é imperfeito, o amor que Paulo se referiu é o amor “ágape”, ou seja, o amor de Deus. Sabemos que quando éramos pecadores não tínhamos esse amor. Em Tito 3.3 lemos que nós vivíamos no mundo odiando e sendo odiados, o amor era imperfeito porque além de outros fatos, amávamos somente aqueles que nos amávamos.
Porem a salvação nos trouxe como beneficio o amor de Deus, é isto que Paulo declara em Romano:
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5.5)
Através do amor de Deus, podemos amar de forma perfeita, não apenas quem nos ama, mas até nossos inimigos.
O beneficio do amor não está somente no fato de termos o amor de Deus em nossos corações, mas também no fato de desfrutarmos do amor de Deus para conosco, bem é verdade que Deus pela sua bondade e misericórdia abençoe até mesmo o ímpio, porem agora como filhos de Deus temos o seu amor a nosso favor.
É por meio do seu amor que somos protegidos, temos segurança neste mundo violento, a qual apostolo João afirmou que está no maligno (1Jo 5.19) porem todo o que é gerado por Deus, ou seja passou pelo novo nascimento o maligno não lhe toca. Isto significa que temos a proteção divina ao nosso lado. Além desta benção do amor divino temos outras, e tudo faz parte do beneficio do amor.

III- Os benefícios imediatos e futuros
A Bíblia nos afirma que a salvação é acompanhada de grandes e muitos benefícios, estes benefícios além de imediatos, ou seja, nesta vida, são também para o futuro, e isto envolve duas áreas da vida; espiritual e material.

1- Benefícios imediatos:

a) Beneficio de ter os pecados perdoados (Atos 10.43).

Na maioria das vezes que o Senhor dirigia a palavra aos que criam nele como Salvador, dizia a seguinte frase: “Perdoados estão os teus pecados”.
 Vejamos dois exemplos:
• O paralítico de Cafarnaum (Mateus 9.2);
• A pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lucas 7.48).
O perdão não é apenas para os pecados cometidos no passado, mas também para os que
possivelmente poderemos cometer, porem o beneficio da salvação nos traz uma solução.
Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Sl 32.5)
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Jo 1.7,9)

b) Beneficio de “Ter o direito de uma nova vida”

O apostolo Paulo em 2Co 5.17 afirma que quem esta em Cristo tem uma nova vida:
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
A transformação é total, Paulo diz as coisas velhas já se passaram, isto tem dois sentidos, tanto o espiritual como o material. Em nossas igrejas ouvimos muitas vezes os irmãos mencionarem o fato de que muitos desejariam estar na mesma posição do crente, é claro que isto não esta no fato de que os pecadores querem ser crentes, mas que; mesmo sem o conhecimento de Deus, pois estão presos e escravizados pelo pecado, eles desejam ter uma vida de paz, segura e esperança, porem não podem.
Foi exatamente isto que o Senhor respondeu para Nicodemos, quem não nascer de novo, não pode ver e nem entrar no Reino de Deus, somente os que nascem de novo, deste modo vemos que somente os que tem alcançado a salvação desfrutam deste beneficio, ter uma nova vida, com amor, segurança e esperança.

c) Beneficio de “Estar livre do jugo do diabo e do fardo do pecado”

Este beneficio é de caráter imediato e espiritual, a palavra jugo significa canga com que se jungem os bois para puxarem o arado ou carro, ou seja, é um pau que se põe nos ombros dos bois para puxarem fardos, carga.
No sentido figurado, jugo, quer dizer dominação, sujeição; e fardo, sofrimento. Porém Jesus promete uma libertação dupla, trocar este jugo da dominação pelo seu jugo suave, e o fardo do sofrimento, pelo seu que é leve.
Porem este beneficio é para aqueles que aceitam o seu convite:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. (Mt 11.28,29)
Aceitar o convite do Senhor significa buscar pela salvação e conseqüentemente todos os que o aceitam verdadeiramente se tornam livres do pecado.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. (Jo 8.36)
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Rm 8.2)

d) Beneficio de “Ter o poder de se tornar filho de Deus”

Em Jo 1.12 afirma que todos que o receberam crendo no seu nome foram feitos filhos de Deus
As pessoas no mundo costumam se considerar como sendo um filho de Deus, mas na verdade na atual circunstâncias são apenas criaturas de Deus e não filhos, após o novo nascido o pecador é gerado por Deus através do Espírito Santo, crendo no Senhor lhe dado este direito.
Além dos privilégios de filho, este beneficio traz o direito a uma herança maravilhosa.
Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gl 4.7)
Existem muitos fatos que a Bíblia não descreve detalhadamente, porem temos alguns indícios, o apostolo Paulo certa ocasião disse que tudo que o homem imaginou no seu coração, é isto que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. (1Co 2.9)

e) Beneficio de “ter acesso direto a Deus”

Por meio de Jesus (João 10.9), temos acesso direto a Deus, podemos fazer por meio da oração, expondo os nossos problemas a Deus.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças (Fl 4.6).
No período do Antigo Testamento, nenhum homem tinha este privilégio de ir até a presença de Deus, apenas os sacerdotes podiam, mas o Senhor nos abriu um caminho, agora podemos entrar na presença de Deus, isto é um grande beneficio. Podemos orar agradecendo a Deus pelas suas bênçãos, podemos pedir pela solução dos nossos problemas, se orarmos Ele nos responde.

f) Beneficio da paz

No mundo em que vivemos cheio de violência, insegurança, as pessoas vivem com medo, alem desses temores externos, muitos passam por aflições internas, existe uma falta de paz na vida das pessoas sem Deus. mesmo não tendo consciência de somente há paz em Deus, elas buscam por ela, porém sem sucesso,
O crente recebe este beneficio, “a Paz” mas esta paz não é como a do mundo, esta paz é que o Senhor Jesus nos dá, observe;
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Jo 14.27)
A Paz que o Senhor nos dá não é como a paz do mundo, que é passageira, pois ela está associada apenas a um momento feliz, de tranqüilidade, a Paz de Cristo muito superior, pois é de caráter espiritual.
Quando éramos pecadores não tínhamos paz interior, nossa consciência nos acusava por causa dos pecados, porem por meio da Salvação recebemos está paz, foi exatamente isto que o apostolo Paulo disse em Romanos, que agora sendo justificados pela fé, temos paz com Deus.
Assim a paz que sentimos é muito superior, pois estamos com nossa consciência limpa para com Deus porque estamos reconciliados, e interiormente desfrutamos de paz, alegria. Mesmo nos momentos difíceis da vida, não desesperamos, pois a paz nos tranqüiliza

2- Benefícios futuros

A Bíblia descreve vários benefícios que receberemos futuramente, porem isto para quem perseverar até o fim! As Escrituras não descrevem com detalhes, somente nos indica
que Deus cumprirá suas promessas, esses benefícios são de caráter espiritual.
Vejamos rapidamente alguns:

a) Beneficio de “estar livre do juízos vindouro”

A Bíblia afirma que Deus trará a juízo todos os pecadores que não aceitaram Jesus como o seu Salvador, estes serão condenados, e juntamente com o diabo serão lançados em um lugar horrível,
chamado lago de fogo e enxofre este lugar será manifestado no dia do Juízo Final.
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados, (2Pe 4.9)
Um outro juízo que antecede ao juízo final é a grande tribulação, um período de grande sofrimento
Que terá inicio após o arrebatamento da Igreja, participar do arrebatamento é um beneficio da salvação, porém para os que perseverarem até o fim, andando diante de Deus de forma justa e correta, pois de outra forma poderão ser perder o arrebatamento, e assim passar por este juízo que tem como objetivo castigar as nações.

b) Beneficio de “ter o direito a vida eterna”

Quando Deus criou o homem o fez um ser que deveria viver para sempre, porem por causa do pecado, este atributo foi perdido, veio a condenação, veio a doença e a morte física.
Mas por meio da Salvação, Deus esta restituindo o homem a sua antiga posição, lhe dando a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)
Com o propósito de que o homem viva eternamente ao lado de Deus, quando o Senhor estava próximo da sua morte Ele havia revelado o seu propósito, ou seja, de voltar outra vez para
Buscar o homem, para que assim estivesse ao seu lado para sempre.
Pela ocasião do arrebatamento, a Bíblia afirma que seremos transformados, ou seja, nossos corpos serão glorificados, a qual será semelhante ao do Senhor, assim jamais morreremos.

c) Beneficio de “receber a herança de Deus”

O apostolo Paulo afirma que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, não sabemos exatamente o que herdaremos porque a bíblia não descreve, Paulo nos indica que é algo maravilhoso quando afirma que aquilo que o homem jamais imaginou no seu coração Deus t em preparado.
Paulo também menciona o fato de que iremos reinar com Cristo no milênio, certamente isto é parte da herança. O importante não é sabermos o que iremos receber, mas sim o fato de que todo o nosso trabalho tem uma recompensa, não porque merecemos, mas porque Deus é bom.
Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará (2Tm 2.12)

Conclusão

Ainda há muitos outros benefícios que a Salvação nos traz, porem estes descritos acima
São o suficiente para entendermos como fomos abençoados por Deus e por seu amor, estávamos perdidos no mundo, nem mesmo tínhamos o desejo de retornar a Deus, porem o seu braço de amor e compaixão nos alcançou.
Professor, por meio de versículos, exemplos práticos, bíblicos, ensine a seus alunos o quanto
é gratificante servir a Deus, pois os benefícios que Ele nos concede são muito maiores do que os que o mundo nos oferece; os do mundo são apenas ilusões passageiras, porem os benefícios de Deus são eternos
Que Deus os Abençoe.





Fonte:  
www.portalebd.org.br/.../502-3º-trim-2011-pré-adolescentes-cpad-lição-9-