Histórias APEC

MAÇÃS DA TENTAÇÃO!



MAÇÃS DA TENTAÇÃO!














MAÇÃS DA TENTAÇÃO!














Pinheirinho Vaidoso



















O COELHO E A OVELHA.



OBS:Pode-se transformar em uma peça de fantoches

(Personagens:ma criança vestida de coelho com uma cesta com ovos de chocolate).Os ovos podem ser de isopor embrulhado em papéis usados para embalar ovos de páscoa.Para a roupa fazer um macacão em tnt (.Fazer máscaras para o coelho e a ovelha .)

Andréia M.Duarte.

Coelho- (Entra cantando)-Coelhinho da páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos... (Oferece ovos para a ovelha que está no palco )
Quer um ovinho? Vai um ovinho ai?

Ovelha-Méee!Ora, ora coelhinho, você está muito enganado, Páscoa não tem nada haver com coelho, se tem alguém que tem razão para ficar feliz sou eu.

Coelho-Você?Eu nunca ouvi falar de ovelha na páscoa.A páscoa é do coelho.

Ovelha-E quem disse que a páscoa é da ovelha?Eu não disse isto.

Coelho- Então de quem é a páscoa?

Ovelha-Bom eu vou te contar sobre a páscoa e o porquê da minha alegria neste dia.
Há muito tempo , quando os homens começaram a pecar , Deus ordenou que ovelhinhas fossem mortas em sacrifício para que os pecados fossem perdoados.

Coelho- Que horror!

Ovelhinha-Isto mesmo, nós vivíamos assustadas , pois como o homem pecava muito , muitas de nós eram mortas para a remição do pecado, era preciso que sangue fosse derramado.No dia do sacrifício eles escolhiam a ovelha mais bonita , elas não podiam ter nem um defeito e nem uma manchinha.

Coelho-Eu é que não queria ser ovelha.

Ovelha-Mas um dia isto mudou.Deus enviou Jesus para morrer em lugar de todos os homens.Jesus derramou o seu sangue.O sacrifício da ovelha era um símbolo que mostrava que Jesus ia morrer por nossos pecados .

Coelho-Mas Jesus não era ovelha , ou era?

Ovelha-Não Jesus é o filho de Deus .Mas como ovelha muda foi levada à cruz.Ele não abriu a sua boca .Você lembra que a ovelha não podia ter mancha nem defeito .

Coelho –Claro que lembro.

Ovelha - Pois assim era Jesus .Ele não tinha nem um defeito ou mancha era perfeito.E sabe por que este dia é tão especial para mim?É porque depois da morte de Jesus nós as ovelhas não precisamos mais ser sacrificadas.

Coelho – Já pensou ovelha, o tanto de gente que tem no mundo pecando por ai ? Se cada um matasse uma ovelha para cada pecado que cometesse...

Ovelha-Méee.Já estaríamos na lista dos animais em extinção.Mas o mais bonito desta história é que Jesus ressuscitou.Ele não ficou morto.

Coelho-(Envergonhado) Eu , eu ...Eu estou tão envergonhado...
Eu achei que este era o dia do coelho da páscoa, mas na história que você contou não teve um coelho .Mas pensando bem eu também estou feliz.

Ovelha- Porque Jesus morreu para salvar os homens?

Coelho-Também, mas já pensou se Ele não tivesse morrido pelos homens é até hoje tivesse sacrifício de animais para a salvação ? As ovelhas já tinham acabado e eles estariam sacrificando coelhinhos . Que horror!

Ovelha-Ora coelhinho , não fale bobagem , vamos chamar as crianças para cantar em louvor a Jesus?Afinal Cristo é a nossa Páscoa, Ele foi sacrificado por nós.

Máscara de ovelhinha (modelo)



Paula,a Pombinha especial













"PLANO DE SALVAÇÃO - História visualizada




Extraído da revista O Evangelista de Crianças. material: Numa tira de papel cartão, de 7,5 por 45cm, desenhe ou cole figuras bem visíveis. Dobre a tira nas linhas pontilhadas (veja a imagem abaixo); Faça outra tira de papel cartão de 9 x 30 cm, acrescentando o título O PLANO DE DEUS PARA VOCÊ! Coloque a tira por cima da primeira e dobre as extremidades superior e inferior para trás; Se o seu grupo for grande, aumente o tamanho da primeira tira para 12,5 x 60cm e da segunda para 13 x 48cm.- figura:
-

história : "Vou contar a vocês a história da Bíblia do começo ao fim em apenas 10 minutos. Prestem atenção! (Puxe a aba, mostrando o mundo.) Deus fez o mundo e tudo o que nele existe. (Leia Gn 1.1). A Bíblia nos diz que tudo o que Deus fez era bom - a terra, as plantas, as árvores e as pessoas. (Puxe a aba na extremidade, mostrando o céu) O plano de Deus é que você e eu vivamos com Ele em sua casa no céu um dia. A Bíblia é a história de como nós podemos ir da terra para o céu. (Puxe a tira para mostrar o homem e a mulher) Deus amava o homem e a mulher. Ele os criou e conversava com os dois todos os dias. Mas, certo dia, aconteceu uma coisa terrível. (Puxe a tira para mostrar o coração negro.) O homem e a mulher desobedeceram a Deus!! Deus é perfeitamente bom - santo. As pessoas que Ele tinha feito foram então separadas dEle pelo seu pecado. Deus amava o Seu povo mas o pecado precisava ser castigado! O castigo para o pecado, por desobedecer a Deus, é a morte.Deus já tinha um plano para salvar o seu povo. Ele mandaria um Salvador - alguém que receberia o castigo pelos pecados deles. (Puxe a tira para mostrar a manjedoura.) Muitos anos se passaram. Chegou finalmente o dia de Deus enviar o Salvador do mundo. Ouçam estas palavras muitos especiais da Bíblia (Leia Lucas 2:11.) Deus enviou Seu filho perfeito do céu para a terra a fim de que nascesse como uma criancinha. Seu nome era Jesus, que significa Salvador. Ele era Deus, mas tomou a forma humana. Ele foi o único que obedeceu a todas as leis de Deus. Em vista de Jesus ser o Filho perfeito de Deus, quando chegou à idade adulta, pôde morrer pelos pecados do mundo. (Puxe a tira para mostrar a cruz.) O Senhor Jesus permitiu que os homens maus o pregassem numa crz de madeira. Como deve ter sido penoso ficar pendurado naquela cruz até que finalmente morresse... Você e eu pecamos. Mentimos, enganamos e fazemos coisas más. Não obedecemos às leis de Deus. Merecemos morrer pelos nossos pecados. Mas Jesus, o Salvador do mundo, morreu em seu lugar e no meu para podermos estar com Ele para sempre.Ouçam estas maravilhosas palavras da Bíblia, "Cristo morreu pelos meus pecados ... foi sepultado... e ressuscitou..." (1Co 15.3-4). (Puxe a tira para mostrar o túmulo vazio e depois a flecha apontando para cima.) Jesus continuou morto? Não! Ele ressuscitou. Isto significa que Ele está vivo! Jesus voltou ao céu para estar com Deus Pai. (Puxe a tira para mostrar uma pessoa e um coração limpo.) Você sabia que você estava na Bíblia? Pois está sim! Deus diz Para que todo o que crê em Jesus tenha a vida eterna (extraído de João 3.16). TODO significa cada pessoa do mundo. Significa você! Se você crer hoje que Jesus morreu e ressuscitou pelos seus pecados e se confiar nEle como seu Salvador, Deus irá perdoar todos os pecados e dar-lhe uma vida que dura para sempre. Ele vai viver em você e ajudá-lo a obedecer a Deus. (Puxe a tira para mostrar a flecha apontando para o céu.) Os que têm Jesus como Salvador poderão ir para a casa dEle no céu quando terminar sua vida aqui na terra. Eles viverão para sempre com Deus.Você crê que Jesus morreu e ressuscitou por você?Você quer confiar hoje no Senhor Jesus Cristo para salvar você do seu pecado?"Extraído da revista O Evangelista de Crianças. Faça uma assinatura: http://www.apec.com.br/______________________________________________________________________________


Os lápis que contam histórias


Os Grafites


Estes são Os Grafites, os lápis que contam histórias.

São dez lápis de cores e tamanhos diferentes, mas todos com grafites preto para escrever.
Com eles vamos aprender muitas verdades a cerca das coisas de Deus.
O lápis é algo simples, mas muito útil.
Você já imaginou quem inventou o lápis?
Nós não sabemos que foi, mas com certeza um dia alguém teve de criar o primeiro lápis.
Porém nós sabemos quem nos criou: foi Deus.
Ele é o seu criador e ama muito você (João 3:16ª) {mostre o lápis Amarelo}
Ele conhece você pelo seu nome.
Os lápis podem ser diferentes por fora, contudo todos foram feitos da mesma forma e tem o mesmo conteúdo: o grafite preto para escrever. {mostre o azul escuro, o roxo e o cinza}
Nós humanos também somos diferentes um dos outros por fora, porém todos fomos criados por Deus e somos iguais por dentro: temos uma alma. Deus trata a todos nós igualmente. (Atos 10:34e35)
Todos os lápis foram feitos com um propósito: escrever
Através da escrita podemos nos comunicar com as outras pessoas {mostre o lápis azul claro}
Mas um lápis não escreve sozinho. Ele precisa de alguém que o dirija pelo papel.
Nós também fomos criados com um propósito: Glorificar a Deus.
Nós glorificamos a Deus quando falamos dEle as outras pessoas. (Efésios 2:10)
Assim como um lápis, nós também precisamos que Deus dirija a nossa vida, sem Ele nos orientando nada poderemos fazer. (João 15:5)
Um lápis com a ponta quebrada é um problema {mostre o lápis preto, com a ponta quebrada}
Ele se torna um lápis inútil e nós nem o queremos mais por perto.
Nós também temos um problema em nossa vida: o pecado.
Pecado é tudo que não agrada a Deus.
Por causa do pecado, você está longe de Deus. (Romanos 6:23)
É muito triste ficar longe de Deus, que ama muito você.
Um bom apontador pode resolver o problema do lápis. E se o lápis vier com um borracha será mais útil ainda: ele apaga os nossos erros. {mostre o lápis vermelho com uma borracha}
Deus, para resolver nosso problema, enviou Seu Filho, Jesus.
Jesus morreu na cruz, recebendo assim o castigo pelo pecado.
O sangue de Jesus pode apagar todos os seus pecados. (I João1:9)
Ele não ficou morto, mas ressuscitou.
Está vivo e quer ser seu Salvador.
Se um lápis é bom, o fabricante tem prazer em colocar o selo da sua marca nele. {mostre o lápis branco com um selo}
Diga a Deus que se arrepende de seus pecados, crê que Jesus morreu e ressuscitou por você e que quer recebê-lo como seu Salvador.
A partir de agora você faz parte da família de Deus e Ele vai ter prazer em colocar o seu selo, oEspírito Santo, para marcar você como filho dEle por toda a eternidade. (Efésios 1:13)
Com o passar do tempo o lápis vai diminuído de tamanho {mostre o lápis laranja}
Se ele ficar muito pequeno, acaba indo para o lixo,
Nós preferimos os lápis mais novos e maiores {mostre o lápis verde}
Por isso não espere muito tempo para receber Jesus como Salvador e dedicar sua vida a Ele.
Se você esperar muito restará pouco tempo para você servir ao Senhor.
Entregue-se a Jesus enquanto você é pequeno, pois assim você terá uma vida toda para dedicar a Deus. (Eclesiastes 12:1)



Material da Abvisual


ESTRELA AZUL.

Essa história é muito linda pois podemos tirar muito proveito para os pequeninos. Eu uso as figuras fazendo fantoche de palito de churrasco ou em flanelógrafo, mas você pode usar de outra forma também.
Base bíblica: Mateus 2: 1-11
O alvo principal dessa história é mostrar aos pequeninos que Deus Se revela àqueles que desejam conhece-lO.
Cânticos sujeridos- "Quem É Cristo", vol. I -nº 87 / "Deus me conhece", vol.III -nº 30, "É Natal de Cristo", nº 66. (Cântico de Salvação para Crianças) APEC.


Figura 1- Era uma vez uma estrelinha muito prosa, toda orgulhosa, no céu instalada.
Figura 2- ...até que um dia, talvez por castigo, um astro fingindo-se amigo, roubou-lhe uma ponta dourada.
Figura 3- Cheia de revolta, batendo as mãozinhas, "pelo desaforo! (dizia a chorar). Uma estrela que perde uma ponta não é mais estrela, não vou mais brilhar."
Figura 4- E a pobre estrelinha, assim mutilada, tornou-se problema na constelação... antipática, só pensando em si, como se o mundo desabasse ali ao peso de sua humilhação.
Figura 5- "Ninguém gosta de mim! (gemia a pobre). Só porque perdi minha ponta dourada! E, enxugando uma lágrima comprida, a estrelinha, infeliz da vida, tornou-se resmungona e mal educada.
Figura 6- Oh! Era uma catástrofe no universo, uma tristeza na constelação! Tudo foi tentado, nenhum resultado, até chegar a estrela da Conformação.
Figura 7- Esta velha estrela era mui sensata e à estrelinha ela aconselhou: - Ainda és estrela, pois tens quatro pontas, torna bem brilhantes as que Deus te deixou.
Figura 8- E a estrelinha pos-se a trabalhar inteligentemente, em busca de luz; só pensando em ser útil e bela (que este é o destino de uma estrela), ela esqueceu a sua própria cruz. E nem notou que sua cor mudara para um azul brilhante e sem igual: uma cor linda, cheia de esperança, alegre com riso de uma criança, bela como uma estrela de natal. E a estrelinha que fôra problema, drama, tragédia na constelação, passou a ser motivo de alegria, uma bênção de Deus em cada coração.












O GUARDA - CHUVA AMBULANTE












Vocês gostariam de ouvir a história de um guarda-chuva ambulante?
É um fato que realmente aconteceu.
Um guarda-chuva grandão, ía andando bem depressa pela rua.
Parecia possuir pés próprios, era bonito, feito de várias cores brilhantes, enorme ía saltitando pela rua abaixo.
Todo mundo ficou curioso à respeito do guarda-chuva estranho.
Crianças e adultos iam seguindo atrás, logo descobriram que os pezinhos pertenciam a um menino, ele andava depressa, sem dizer uma palavra, e o grupo segui-o.
Finalmente chegaram a um lugar sombriado, debaixo de uma árvore bem grande, o menino colocou o enorme guarda-chuva no chão.
- Quem quer ouvir a história do meu guarda-chuva? Perguntou ele, as crianças se aproximaram.
Sentem-se então e escutem- o menino mandou, e todos obedeceram apesar do fato de alguns serem maiores do que ele.
Apontando para a parte preta ele começou:
- Estão vendo esta cor? O preto nos faz pensar na escuridão e no pecado, cada um de nós já fizemos coisas erradas uma vez ou outra.
Muitas vezes pecamos numa hora quando ninguém está por perto, ou no escuro, quando ninguém pode nos ver, as coisa feias que praticamos são chamadas de pecados.
Todos escutavam com atenção.
Vocês estão vendo esta cor dourada?
Esta nos faz lembrar o céu, onde tem ruas de ouro, nenhum pecado pode entrar no céu, porque se entrasse estragaria o céu.
Não existe pecado lá, por isso nenhum de nós podemos ir para o céu, porque todos nós temos pecado no coração.
Mais estão vendo esta cor vermelha? Continuou o menino... esta nos conta que o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz e derramou seu precioso sangue para nos perdoar os pecados.
O Senhor Jesus é o filho de Deus, ele tomou o castigo que nós merecemos.
Quando cremos que ele é mesmo o Filho de Deus e o recebemos como nosso Salvador, ele perdoa todos os nossos pecados, tornando o nosso coração limpo e puro,como a parte branca do meu guarda-chuva, mais é preciso confiar em Jesus. Temos que pedir perdão pelos nossos pecados.
Quando fazemos isso, ele vem morar em nosso coração e torna-senosso Salvador. E Jesus faz com que possamos entrar no céuum dia quando deixarmos esta vida.
Agora, quantos de vocês sabem que são pecadores? Mas querem ir um dia para o céu ? todas as mãos se levantaram. – Está bem, então diga para Deus que você é um pecador.
Logo, silenciosamente as crianças se ajoelharam no chão, cada um falou com Deus ,confessando os seus pecados.
Diga-lhe agora que você crê que o Senhor Jesus Cristo morreu em seu lugar e peça que Jesus lhe salve neste instante.
Baixinho, as crianças começaram a orar.
O menino tirou um Bíblia pequena ( um novo testamento ) do seu bolso, abriu no terceiro capítulo do Evangelho de João e verso dezeseis.
- Vou ler um versículo da Palavra de Deus, quando chegar as palavras “ o mundo” você deve substituir pelo seu nome e quando eu falar “ todo aquele” você coloca seu nome ali também, estão entendendo?
“ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito,
( Joãozinho )
para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna.
( Joãozinho )
Cada um leu o versículo, colocando o seu próprio nome.
Isto significa que se você de fato crê que Deus lhe ama e que Ele mandou seu filho para morrer em seu lugar, e se você confia em Jesus e o recebeu em seu coração então você acaba de nascer na família de Deus, e todos que pertecem á família de Deus tem a vida eterna. É a palavra de Deus que diz isto, e pode ter certeza: é a verdade.
Ele parou um instante, e olhando firmemente para todos.
Estão notando que tenho ainda uma outra cor no meu guarda-chuva?
Qual a cor que falta?
Os ouvintes responderam, todos juntos: “ Verde”.
Está certo , não falei nada sobre o verde, pois bem, é o seguinte:depois de termos recebido o Senhor Jesus e termos o perdão dos nossos pecados e estamos prontos para irmos para o céu, Jesus quer que nós cresçamos espiritualmente, que sejamos crentes mais firmes cada dia que passa.
O verde nos fala das coisas que crescem, como as árvores, as flores, as gramas..., você só vai se tornar um crente forte, se você ler a Bíblia e orar todo dia, o no domingo é preciso ir para Escola Dominical, não se esqueçam disso.
Ele fechou o guarda-chuva.
Quero que vocês vão embora agora para contar á mais alguém as coisas que eu lhe contei, voltarei amanhã para ver se vocês poderão repetir para mim tudo o que lhes falei sobre as cores.
Todos que puderem me dizer os significados das cores, e explicar como é que a gente se salva, receberá um livrinho com estas mesmas cores, para poder contar a mais alguém. ( o professor pode fazer vários livrinhos para darem aos seus alunos).
As crianças não voltaram logo para a brincadeira, em vez disso foram falar daquilo que acabaram de ganhar.
E o nosso amuguinho abriu o guarda-chuva novamente e continuou andando pelas ruas, procurando outras pessoas para ouvirem o evangelho.


Nota para o professor: Mais tarde soube alguma coisa sobre este menino, parecia ter apenas dez anos, mais de fato ele tinha doze, ele havia aceitado á Cristo numa classe da Aliança Pró Evangelização das Crianças, e mais tarde completou um cursinho por correspondência que a própria Aliança publica.
Ele desejava de todo o seu coraçao, ser um pregador quando crescesse!!!
Aliás, ele já éra um missionáriozinho!!!

A AUTORA.
PUBLICAÇÃO APEC ALIANÇA PRÓ EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS


Uma Amiga de Deus





















==============================================================================